Translate

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SOBRE A PRÓSTATA.


A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Estimativa de novos casos: 60.180 (2012)

Número de mortes: 12.274 (2009)

Atenção: A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Um comentário:

  1. Acho que no mundo gay o exame de toque, não é um vilão como no mundo hétero, onde o cara fica enrolando para ir no médico. Claro que toda regra tem exceção e há muitos ativos que não curtem nem que ponham a mão na bunda deles, o que dirá enfiar o dedo, mais é questão de saúde, e é melhor viver vários anos bem, e fazer o exame todo ano, do que viver, com um medo de que possa ter alguma coisa na próstata ou pior, passar por cirurgias e tratamentos, por um motivo bobo de não deixar o médico examina-lo.

    Mulheres sofrem muitos mais com exames invasivos do que nós homens, e nem por isso, deixam de fazer, vc não será menos macho ou menos ativo por fazer o exame de toque.

    Pensem nisso.

    Ótimo post Cristiano.

    ResponderExcluir