Translate

sábado, 28 de janeiro de 2012

CUIDADO DO SEU PREPÚCIO. SE VOCÊ AINDA O TEM, CLARO!!!

O prepúcio vem resistindo bravamente a gerações, desde que deixamos de andar nu por aí e passamos a usar as primeiras tangas.

Pois sim, essa era a função dele. Quando vivíamos com o corpo nu, servia de proteção à glande, recobrindo-a. Mas com o advento das confecções de “roupas”, à cerca de 25 mil anos atrás, sua função protetora vem se perdendo. Nos dias de hoje, ela só tem a função de manter a excitabilidade da glande. É isso mesmo, uma vez se mantendo a glande exposta, como acontece na circuncisão, onde esse “excesso” de pele, o prepúcio, é retirado, o estimulo freqüente, a fricção, da roupa sobre ela, a torna menos sensível, ou seja, menos excitável ao toque. Por isso a postectomia, ou circuncisão, pode ser indicado em alguns casos de ejaculação precoce, onde é constatada a hipersensibilidade da glande como “causa”.

Além da Saga Crepúsculo, quer dizer, da saga do prepúcio, em provar o porquê da sua existência não termina por aí. O poverello é apontado como vilão no aumento da incidência do câncer de pênis, e até mesmo da AIDS. A incidência de câncer de pênis chaga a ser 22 vezes mais em homens que mantêm o prepúcio. Já a infecção pelo vírus HIV cai em, cerca de, 65% nos circuncidados.

Essa questão é extremamente relevante no que diz respeito às populações mais carentes e/ou sem acesso à informação. E isso se dá pelo simples fato de que um pênis sem prepúcio é mais fácil de ser higienizado. Veja como um pouco mais de informação e de “dinheiro no bolso”, torna quase absurdo perceber que tudo se resume a HIGIENE. Que apenas o ato de esgarçar a pele sobre a cabeça do pênis, expondo-a para lavá-la com, simplesmente, água e sabão pode ser uma coisa desconhecida por uma população e que pode repercutir na saúde pública.

Mas fique calmo. Se você ainda tem o seu prepúcio no seu devido lugar, mas tem plena consciência da necessidade da higiene da glande diariamente e pós relação sexual, e, claro, se você consegue esgarçar o prepúcio expondo a glande, sem estrangulá-la ou sentir dor, seja com o pênis flácido ou em ereção, e não tem infecções urinárias ou da glande recorrentes ou coisas do tipo, pode deixar ele onde está.


Se você se identificou com algumas destas questões acima, como dificuldade em expor a glande ou inflamação da mesma (balanite) recidivamente, que pode sugerir que seja FIMOSE, é bom você procurar um urologista.

Um comentário: